Arquiteta Imóveis

Arquiteta Imóveis

Informações sobre construção para uma compra segura de imóveis

Informações sobre construção para uma compra segura de imóveis

Instalação Hidráulica antiga – Como saber?

30/05/2013

Todos os materiais de construção se deterioram ou possuem vida útil devendo passar por manutenções ou reformas periódicas. A instalação hidráulica costuma ser difícil de investigar numa residência pelo fato de ser instalada embutida nas paredes. Mas existem alguns indícios que podem e devem ser pesquisados nos banheiros, cozinhas e áreas de serviço, e que nos fornecem pistas para identificar uma instalação hidráulica antiga como o banheiro da foto

Os imóveis com mais de 40 anos de construção costumavam possuir somente um banheiro de grandes dimensões para atender a todos os quartos. Se esse for o caso de seu imóvel, observe se existem remendos nos azulejos e revestimentos nas paredes e piso que indiquem algum reparo. Considere uma reforma total a ser programada, principalmente na presença dos indícios listados abaixo.

Água enferrujada – Quando a torneira é aberta, a água sai com cor alaranjada, ou quando existem marcas de ferrugem no caminho da água nas pias. Essa pista é mais fácil de perceber em torneiras que não são abertas com frequência. Isso indica tubulações ainda em ferro galvanizado típico das instalações até os anos 70.

Falta de pressão – A água que sai das torneiras escoa de modo lento e algumas vezes por somente um fio. Esses sintomas podem ser indicativo de tubulação com obstruções provenientes de ferrugem ou entupimentos.

Tipo e cor dos azulejos – É possível identificar a idade da construção através da cor, formato e desenho dos azulejos. As cores fortes e louças sanitárias na mesma tonalidade, ou ainda, motivos florais e geométricos indicam peças antigas. Normalmente os azulejos eram assentadas até meia altura. A existência do bidê é outro forte indício de instalação antiga.

Revestimento do Piso – No início do século passado era comum o uso de pisos decorados em ladrilhos hidráulicos. Por volta de 1950 começaram a surgir os primeiros revestimentos de pastilhas cerâmicas ou vitrificadas de pequena dimensão. Com o crescimento da indústria de cerâmica nos anos 70, as lajotas e pisos desse material se tornaram acessíveis e populares sendo bastante utilizado nas residências. Até hoje encontramos revestimentos com esses materiais em bom estado.

Caso o imóvel apresente esses indícios, é muito provável que sua instalação hidráulica seja antiga feita ainda com tubos galvanizados. Com o tempo, os tubos enferrujam causando danos como obstruções à passagem da água ou rompem devido à fragilidade do metal corroído provocando vazamentos.  Nesse caso, a recomendação seria a troca de toda tubulação.  Na maior parte das vezes torna-se necessária a substituição de todo o revestimento pela falta de peças de substituição. Sem dúvida é um grande transtorno e gasto mas que compensará pela falta de problemas que com certeza iriam incomodar num futuro breve. Pior só a constatação de defeitos graves após a compra do sonhado imóvel. Assim, considere esses indícios quando se interessar pela compra de algum imóvel antigo. Se gostou do artigo, comente. A autora agradece.


Deixe seu comentário.

*

*

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *