Arquiteta Imóveis

Arquiteta Imóveis

Informações sobre construção para uma compra segura de imóveis

Informações sobre construção para uma compra segura de imóveis

Face Norte ou Leste?

19/05/2013

É muito comum nos depararmos com anúncios no jornal onde a descrição do imóvel informa algo assim: Todos os quartos com sol da manhã. Imóvel com face norte ou leste. Ou ainda: quartos com face leste. Mas o que na realidade essa informação significa? Como isso pode interferir na escolha de um imóvel? Para responder a essa pergunta, devemos relembrar o tema do assunto anterior – Movimento do Sol. A título de compreensão, observe as duas trajetórias do sol na ilustração. Na cidade do Rio de Janeiro o tal movimento aparente do sol tem um desenho parecido.  A curva central seria o movimento no verão onde se percebe o ponto mais alto quase na vertical. A outra curva representa o inverno com o sol incidindo de modo inclinado. Repare a altura máxima do sol no inverno, bem diferente do verão. As demais estações ou meses do ano possuem curvas entre esses dois extremos. Existem outras questões que influenciam esse traçado que é a latitude do lugar mas que em nosso exemplo não será importante. O que procuramos é entender o conceito e não desenhar mapas solares.

Mas o importante é conhecer os efeitos práticos disso tudo. Para isso, vamos pegar a planta de nosso imóvel para fazer algumas observações. Comece verificando o posicionamento do desenho em relação ao norte. É obrigatório constar nos desenhos a direção do norte. Caso não identifique, é possível lançar com uma pequena bússola de mão. Complete o desenho colocando as demais direções, leste, oeste e sul na planta. Agora, identifique todas as janelas para podermos analisar quais as paredes e cômodos que pegam sol e como é a incidência dos raios solares durante o ano. Lembre que no inverno o sol está deitado em relação ao norte.

Assim, cômodos voltados para leste pegam o sol da manhã, e voltados para o oeste pegam o sol da tarde. Se estão voltados para o norte pegam sol no inverno e para o sul não costumam pegar sol nunca. Dependendo do tipo de ambiente, a orientação será melhor ou pior. Quartos voltados para leste recebem sol e calor de manhã estando frescos na parte da tarde. Para a face norte permanecem quentinhos no inverno e frescos no verão. Se estiverem voltados para sul serão quartos frios pois não recebem sol mas pode ser a face ideal para a cozinha que normalmente é local quente. Quartos que recebem sol durante a tarde, ou voltados para o oeste, são muito quentes pois as paredes aquecem e irradiam o calor durante a noite.

Todas essas conclusões sobre os cômodos de um apartamento ou casa são possíveis a partir de simples observações da trajetória do sol. Lembrar que imóveis residenciais com melhor orientação solar podem até possuir um valor maior pois permitem ambientes mais confortáveis influenciando até na saúde dos moradores. Gostou do artigo? Basta curtir ou pergunte se restou alguma dúvida.

Categorias: Dicas da Arquiteta
Número de comentários: 2

  • Santos - Aracaju/Sergipe - Disse:

    Comprei um imóvel 3/4 em Aracaju-Se e a posição dele é Norte/Leste, sendo que a varanda e as janelas da suite e o segundo quarto fica virado para o leste, mas a parede do quarto da suite e o terceiro quarto ficam voltados para o norte.

    Segundo orientações antes de comprar, ele pegaria sol durante o dia( parte norte), mas a tarde não teria sol, como caracteriza esse imovél, sombra total, intermediário?

    Sofrerei com calor no verão?

    • Arquiteta Imóveis Disse:

      Durante o verão percebemos a trajetória do sol, em nosso País, quase vertical e daí a expressão “sol a pino”. Isso significa que o sol ao meio dia está bem acima de nossas cabeças nessa estação. Note que no verão ao meio dia, praticamente não observamos nossa sombra pois ela está nos nossos pés, ou seja, bem na vertical. No inverno essa trajetória do sol cai em direção ao norte. O sol continua nascendo no leste e morrendo no oeste mas a trajetória é meio oblíqua. Com isso a insolação de seu imóvel irá variar. No verão e inverno receberá sol na face leste pela manhã (suite e quarto 2). Já o quarto 3 receberá o sol no inverno durante o dia, mas não receberá sol no verão. Não haverá o sol da tarde o que amenizará o calor do verão.

Deixe seu comentário.

*

*

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *