A escala do projeto?

Nesse artigo iremos entender de uma vez por todas o que é a escala de um projeto. A chamada “escala do projeto” para arquitetos e desenhistas é a proporção do desenho em relação ao modelo real.  Escalímetro, ou de modo abreviado escala,  é a régua triangular como a ilustrada, que serve exatamente para medir essa relação. O desenho de arquitetura é uma representação gráfica que visa a perfeita compreensão do projeto. O desenho deve ser elaborado para que todos os profissionais da construção entendam a ideia do projetista, desde o calculista até o mestre de obra. Para isso, todos esses profissionais devem conhecer as normas de representação.Pense agora numa casa com sala, quarto, cozinha e banheiro. Imagine como seria desenhar essa casa no tamanho real em um papel. Impossível, não é? Agora, observe uma régua escolar comum. A régua escolar tem as medidas reais ou escala real pois a distância do zero até o número 1 equivale a 1 centímetro do nosso sistema métrico, ou seja escala 1:1 (um para um).

Para que o desenho da casa caiba na folha, o projetista utiliza a noção de proporção, ou seja, as medidas são desenhadas segundo uma relação. Usando a mesma régua escolar, vamos estabelecer uma relação de 1:100. Significa dizer que o mesmo 1 centímetro da régua equivale a 100 centímetros (ou 1 metro) do modelo real. Assim, um retângulo desenhado com 3 cm por 4 cm na escala de 1:100 significa que o modelo real tem 300 por 400 centímetros de lado. Fácil, não?

Todo desenho de arquitetura tem a sua escala claramente indicada. Mas vamos dificultar um pouquinho imaginando que nosso retângulo de 3 cm x 4 cm no papel tenha sido desenhado na escala 1:50. Nesse caso, quais seriam as medidas reais dos lados? Usando a mesma régua acima, sabemos que se 1 cm do desenho representam 50 cm do modelo real, os 3 cm seriam 150 cm (1,5 m). Então o modelo real teria 150 cm x 200 cm de lado. Ou seja, para desenharmos uma reta que represente 100 centímetros nessa escala 1:50, teríamos que desenhá-la com 2 cm usando nossa régua. Os mesmos 100 cm na escala 1:20 seria desenhado com 5 cm (cada 1 cm representam 20 cm). E assim por diante em todas as escalas e proporções.

Agora, ficar fazendo contas usando uma régua comum é complicado e por esse motivo, utilizamos o escalímetro que mede o desenho de modo direto. Essa régua triangular normalmente possui as seguintes escalas em seus lados – 1:125, 1:100, 1:75, 1:50, 1:25 e 1:20. Verifique na planta qual a escala e meça o desenho usando o mesmo lado da régua. Assim, as distâncias medidas em cada uma das escalas escolhidas são lidas diretamente como se estivéssemos usando a nossa famosa régua escolar. Deu para entender agora? Gostou do artigo? Se foi útil, dê uma curtida, faça um comentário ou pergunte se restou alguma dúvida.

Esta entrada foi publicada em Dicas da Arquiteta e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a A escala do projeto?

  1. EDSON MOREIRA disse:

    Gostei mto saber a respeito do escalimetro

    • Arquiteta Imóveis disse:

      O objetivo do site é informar e ficamos felizes em atingir o objetivo. Caso tenha outras dúvidas sobre o assunto, escreva que o tema poderá virar um novo artigo.

Os comentários estão encerrados.