Arquiteta Imóveis

Arquiteta Imóveis

Informações sobre construção para uma compra segura de imóveis

Informações sobre construção para uma compra segura de imóveis

A escala do projeto?

25/01/2012

Nesse artigo iremos entender de uma vez por todas o que é a escala de um projeto. A chamada “escala do projeto” para arquitetos e desenhistas é a proporção do desenho em relação ao modelo real.  Escalímetro, ou de modo abreviado escala,  é a régua triangular como a ilustrada, que serve exatamente para medir essa relação. O desenho de arquitetura é uma representação gráfica que visa a perfeita compreensão do projeto. O desenho deve ser elaborado para que todos os profissionais da construção entendam a ideia do projetista, desde o calculista até o mestre de obra. Para isso, todos esses profissionais devem conhecer as normas de representação.Pense agora numa casa com sala, quarto, cozinha e banheiro. Imagine como seria desenhar essa casa no tamanho real em um papel. Impossível, não é? Agora, observe uma régua escolar comum. A régua escolar tem as medidas reais ou escala real pois a distância do zero até o número 1 equivale a 1 centímetro do nosso sistema métrico, ou seja escala 1:1 (um para um).

Para que o desenho da casa caiba na folha, o projetista utiliza a noção de proporção, ou seja, as medidas são desenhadas segundo uma relação. Usando a mesma régua escolar, vamos estabelecer uma relação de 1:100. Significa dizer que o mesmo 1 centímetro da régua equivale a 100 centímetros (ou 1 metro) do modelo real. Assim, um retângulo desenhado com 3 cm por 4 cm na escala de 1:100 significa que o modelo real tem 300 por 400 centímetros de lado. Fácil, não?

Todo desenho de arquitetura tem a sua escala claramente indicada. Mas vamos dificultar um pouquinho imaginando que nosso retângulo de 3 cm x 4 cm no papel tenha sido desenhado na escala 1:50. Nesse caso, quais seriam as medidas reais dos lados? Usando a mesma régua acima, sabemos que se 1 cm do desenho representam 50 cm do modelo real, os 3 cm seriam 150 cm (1,5 m). Então o modelo real teria 150 cm x 200 cm de lado. Ou seja, para desenharmos uma reta que represente 100 centímetros nessa escala 1:50, teríamos que desenhá-la com 2 cm usando nossa régua. Os mesmos 100 cm na escala 1:20 seria desenhado com 5 cm (cada 1 cm representam 20 cm). E assim por diante em todas as escalas e proporções.

Agora, ficar fazendo contas usando uma régua comum é complicado e por esse motivo, utilizamos o escalímetro que mede o desenho de modo direto. Essa régua triangular normalmente possui as seguintes escalas em seus lados – 1:125, 1:100, 1:75, 1:50, 1:25 e 1:20. Verifique na planta qual a escala e meça o desenho usando o mesmo lado da régua. Assim, as distâncias medidas em cada uma das escalas escolhidas são lidas diretamente como se estivéssemos usando a nossa famosa régua escolar. Deu para entender agora? Gostou do artigo? Se foi útil, dê uma curtida, faça um comentário ou pergunte se restou alguma dúvida.

Categorias: Dicas da Arquiteta
Número de comentários: 2

Deixe seu comentário.

*

*

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *